Fizemos um apanhado dos feriados de 2023 para poder começar a pensar no seu calendário de férias, mini-férias e escapadinhas de fim-de-semana.
Fizemos um apanhado dos feriados de 2023 para poder começar a pensar no seu calendário de férias, mini-férias e escapadinhas de fim-de-semana.
Feriados nacionais oficiais em 2023
Próximo do final do ano, repete-se o mesmo exercício: analisar o calendário para verificar em que dias calham os feriados e esperar que não coincidam com o sábado ou domingo.
O ideal é que aconteçam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de modo a proporcionarem fins de semana prolongados ou as chamadas “pontes”. Em 2023, como se posicionam os feriados?
- 1 de Janeiro é o primeiro dia e o primeiro feriado do ano, que calha a um domingo.
- 21 de Fevereiro é dia de Carnaval e, como sempre, é a uma terça-feira, o que permite uma ponte na segunda-feira. Como não é feriado obrigatório, tem de ser decretado pelo Governo, pelos municípios e pelas empresas.
- A 7 e a 9 de Abril celebram-se a Sexta-Feira Santa e a Páscoa (ambos feriados obrigatórios).
- 25 de Abril, Dia da Liberdade e 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, é terça-feira, o que pode originar um fim-de-semana de quatro dias, gastando apenas um dia de férias.
- 1 de Maio calha, em 2023, numa segunda-feira e é Dia do Trabalhador.
- 10 de Junho, Dia de Portugal, é num sábado e é precedido do feriado de 8 de Junho (Corpo de Deus), quinta-feira. Quem vive em certos concelhos, como Lisboa ou Vila Real, pode tentar alargar o descanso fazendo outra ponte na segunda-feira que antecede o feriado municipal a 13, terça-feira.
- 24 de Junho, Dia de S. João, é um feriado municipal em concelhos como Porto, Braga e Almada e calha a um sábado.
- 29 de Junho também é feriado de S. Pedro em Sintra, por exemplo.
- 15 de Agosto, terça-feira, é o feriado religioso que assinala a Assunção de Nossa Senhora. Pode originar uma ponte.
- 5 de Outubro, Dia da Implantação da República, é a uma quinta-feira e também pode servir para fazer fim-de-semana de quatro dias.
- 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, calha a uma quarta, mesmo a meio da semana.
- 1 de Dezembro, feriado nacional pela Restauração da Independência, é numa sexta-feira.
- 8 de Dezembro, sexta-feira, celebra-se o dia da Imaculada Conceição.
Comentários
Enviar um comentário