Saiba Quanto Vai Poupar no Mercado Regulado do Gás com este Simulador

Deco Proteste lança calculadora que ajuda os consumidores a saber se devem ou não mudar o contrato de gás natural para o mercado regulado e quanto irão poupar.


Recorrendo ao simulador da Deco Proteste indica agora quanto os consumidores de gás natural podem poupar ao fim do mês no mercado regulado.

A calculadora criada pela Deco Proteste é uma ferramenta que vai ajudar então os consumidores a confirmar se compensa ou não fazerem esta mudança e a antecipar quanto passariam a pagar no mercado regulado pelo seu consumo habitual de gás natural.

Como usar a calculadora da DECO PROTESTE


Descarregue o ficheiro e tenha consigo uma fatura exemplificativa do seu consumo habitual de gás. Evite faturas que correspondam a períodos atípicos, como aqueles que incluem ausências por férias.

Selecione o seu escalão de consumo, entre os quatro possíveis. Pode consultar essa informação em qualquer fatura do gás, de qualquer comercializador, nos campos referentes ao termo fixo, ao consumo real ou ao consumo estimado.

Copie da fatura o seu consumo habitual de gás, medido em kWh, para o campo “Indique o seu consumo (kWh).

No mesmo quadro da sua fatura, encontra o preço da energia, ou seja, a tarifa que o seu comercializador tem vindo a aplicar no seu contrato. Copie-a para o campo “Indique o preço da energia (€/kWh)”. Caso beneficie de algum desconto, este é obrigatoriamente mencionado na fatura. Digite-o também na calculadora.

No entanto, se já souber qual a tarifa que o seu comercializador vai praticar a partir de outubro, pode efetuar já o cálculo com esse novo dado.

No campo “Indique o número de dias faturados”, copie da sua fatura o total de dias a que corresponde o consumo declarado.

Copie da fatura o preço do termo fixo. Insira-o no campo “Indique o preço do termo fixo por dia (€)”. Se estiver a beneficiar de descontos nesta parcela, digite a percentagem no campo reservado para esse efeito na calculadora.Na parte de baixo do seu ecrã, está disponível um separador "Ajuda", que pode ir consultando para obter instruções mais detalhadas de preenchimento da calculadora. Inclui também imagens dos campos que tem de procurar na sua fatura.

Inseridos todos os dados, a resposta surge de imediato no seu ecrã, apontando a diferença entre aquilo que o seu atual comercializador cobra pelo seu consumo e aquilo que passaria a pagar no mercado regulado. Estes cálculos não incluem taxas e impostos.